Pesquisar este blog

domingo, 20 de novembro de 2011

Olá, universitário. So, do you speak English?

Nada de responder: A little bit. So-so. More or less. (esse último, um equívoco que os brasileiros sempre cometem).
O Mercado de trabalho não perdoa. Ou você fala Inglês ou não fala Inglês. Claro que estou falando de cargos de gerência em grandes companhias. O sonho da maioria dos administrandos. O problema é que essa mesma maioria mal conhece a própria língua materna (assunto para outros posts).
Esta semana, na minha turma de Administração, um colega leu a palavra know-how como ‘ki-nou-rrou’. E só depois que o professor interferiu é que a maioria entendeu a gafe. Em outra oportunidade uma colega leu feeling como se fosse ‘fé-é-lin-gui’.
Claro que para muitos brasileiros, assim como para mim, o Ensino Médio em escolas públicas pouco ajudou para suprir essa lacuna no conhecimento. Porém, hoje não vale mais culpar o passado. God bless the internet! Entretanto, cada vez mais vemos pessoas chegando às universidades falando de verbo ‘Tóbi’ em vez de “To Be”.
Digo aos meus alunos de Inglês do curso comunitário que iniciei, que em duas entrevistas às quais me submeti não me solicitaram diploma de curso de língua Inglesa. O entrevistador apenas começou com um: Tell me about your life and family. Por isso desconfio de empresas que postam vagas com o requesito “desejável inglês básico ou intermediário”. Pra quê? Or you know how to keep a conversation or you don’t (Ou você sabe manter uma conversa em inglês ou não sabe). Estude Inglês para aprender e não para ter um diploma.
Ser fluente em Inglês (pelo menos) deve ser a meta de todo universitário. E para isso você deve começar hoje. Pena que eu tomei consciência disso apenas há cinco anos. Mas graças a Deus já conquistei a tão sonhada fluência. Contudo, não se iluda até mesmo a fluência precisa de melhoria contínua.
Enfim, enxugue suas lágrimas e não chore o leite derramado. Para ajudar os que querem se tornar fluentes na língua inglesa, mas não têm dinheiro para pagar cursos caríssimos nem para um intercâmbio abroad. Aí vai uma lista de websites que podem auxiliá-lo. Você precisará pelo menos de disciplina e motivação. For Pete’s sake! You must have at least it. (Pelo amor de Deus! Pelo menos isso você deve ter).

Para os iniciantes:

Para os intermediários:
http://www.teclasap.com.br/blog

Para os fluentes:
– textos com áudio

Dicionário on line:

“A nossa indisciplina nos enfraquece.” (Joel Souza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário