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quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Executivos do século XXI

     A revista Havard Business Brasil publicou um artigo intitulado “3 habilidades que todo executivo do século XXI precisa ter”. A primeira habilidade consiste no respeito aos códigos de outras culturas, o segundo é o exercício da influência digital e por fim, a divisão da atenção de maneira calculada.

1 Respeitar códigos de outras culturas
 "Aprender a ser eficaz na alternância de códigos culturais é a chave para ser um líder verdadeiramente global."
            Segundo Andrew Molinsky, um gestor de sucesso internacional precisa entender o valor do “code-switching cultural”, que nada mais é que “a capacidade de alterar seu comportamento em situações específicas para acomodar normas culturais distintas. Essa alternância de códigos requer muito mais do que a mentalidade, a informação e a motivação certas. Exige a capacidade de administrar desafios psicológicos surgidos quando alguém tenta converter em ação o conhecimento cultural.”

2 Exercer influência digital
            "Com empresas se tornando menos hierárquicas, o uso eficaz de redes na internet será crucial para o sucesso."
            Segundo o artigo de Davenport e Iyer as redes sociais são palcos para o encontro de soluções criativas e interações com profissionais gabaritados. Relata o caso de uma empresa que conseguiu solucionar erros de um programa através de tweets de seus seguidores. Para os autores “esses métodos de exploração de fortes redes virtuais são só o começo. Agora, começam a surgir novas técnicas, como fazer seus contatos na rede tomarem parte de “games” empresariais, para que entrem em ação para você ou para sua empresa.”

3 Dividir atenção de forma calculada
            Cathy Davidson comenta uma pesquisa que mostra o aumento da distração dos profissionais deste século. Durante reuniões, por exemplo, é possível ver pessoas twitando, postando no facebook, enviando emails etc, entretanto para ela, permitir que a “mente voe” pode ajudar na resolução de problemas. E mais, um estudo afirma que a produtividade aumenta em 9% quando a internet é utilizada com fins pessoais no horário de trabalho.
            “Olhar a esmo pela janela é tão importante para a criatividade quanto entrar no Facebook para ver as últimas fotos do sobrinho e em seguida voltar a trabalhar com um estado de espírito melhor, mais leve, mais produtivo. Estudos mostram que o acaso, a interrupção, a distração e a diferença aumentam nossa motivação a aprender e resolver problemas, tanto individual como coletivamente. O segredo é aceitar e até criar interrupções positivas.”

            O artigo, recheado de cases, é muito útil e trata de assuntos que ainda são tabus no Brasil como a liberação do acesso às redes sociais na ambiente de trabalho. Para acessar o texto na íntegra clique aqui.

Fonte: Havard Business Brasil

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