1 ANOTE TUDO. Crie o hábito de anotar tudo o que você vê, lê ou venha a lembrar. Jamais confie na memória. "Você está sempre livre para mudar de ideias e escolher um futuro ou um passado diferente" (Richard Bach).
2 AVALIE AS ANOTAÇÕES. Defina um dia da semana e faça uma avaliação em suas anotações. Separe as melhores ideias ou coloque-as em ordem de importância.
“A vida não é ter na mão boas cartas, mas sim saber jogar com as cartas que ela nos dá” (Josh Billinge).
3 FAÇA UM ESTOQUE DE IDEIAS. Arquive de forma simples e de fácil acesso. Procure separá-las por assuntos. Ideias para melhorar sua eficiência, sua qualidade de vida, seu relacionamento com a família e às pessoas.
“Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha” (Confúcio).
4 VEJA E OUÇA ATENTAMENTE. Aprenda a enxergar nos olhos das pessoas o que elas gostariam de dizer e ao ouvir perceba as coisas que não foram ditas.
“Você é aquilo que você faz continuamente. Excelência não é uma eventualidade – é um hábito” (Aristóteles).
5 VEJA AS COISAS COMO SE FOSSE A ÚLTIMA VEZ. Tudo deve ser observado com cuidado e atenção. O processo criativo passa por algumas fases: preparação, incubação, iluminação, verificação e avaliação. Ligue-se nos “detalhes” – são eles que fazem a diferença. “Aproveite bem as pequenas coisas. Algum dia você vai saber que elas eram grandes” (Robert Brault).
6 ATIVE A SUA CURIOSIDADE. Veja tudo como se fosse a primeira vez, observe os lugares e as coisas. Fale com o maior número de pessoas, independente da sua classificação social, raça ou religião.
“Poucos rios surgem de grandes nascentes, mas muitos crescem recolhendo filetes de água” (Ovídio).
7 CRIAR DEVE ASSOCIAR-SE ÀS PESQUISAS. Acostume-se a fazer perguntar: O que, Como, Por quê, Onde, Quem, Qual, Quando.
“É melhor fazer algumas perguntas do que achar que sabe todas as respostas” (James Thurber).
8 AMPLIE O SEU CONHECIMENTO. Assista filmes (independente da época que foram produzidos), faça viagens, leia livros, conheça novas pessoas, assista transmissões esportivas, musicais, palestras.
“As ideias são como filhos errantes: aparecem quando menos se espera” (Bern Willians).
9 NUNCA “ACHE” NADA. PROCURE “ENTENDER”. Não faça julgamentos precipitados através da “achologia”. Ser criativo requer dedicação, metodologia, determinação e persistência.
“A excelência consiste em fazer algo comum de maneira incomum” (Booker Washington).
10 MANTENHA O CÉREBRO LIGADO. Você tem de estar atento à todas possibilidades. Numa fração de segundos, uma nova idéia poderá passar a sua frente e a sua mente deve estar aberta para recebê-la.
“O ontem, foi-se. O amanhã pode não vir. O que temos é o agora” (Plutarco).
Fonte: Cappra wordpress
"A nossa indisciplina nos enfraquece" (Joel Souza)
Nenhum comentário:
Postar um comentário